Como Treinar Seu Cérebro

WhatsApp Image 2020-08-04 at 08.46.44

Já pensou em melhorar sua capacidade de memorização, aprendizado e controle emocional apenas fazendo exercícios simples e rápidos? Então veja as dicas abaixo e descubra como a hipnose pode te ajudar.

O cérebro, como qualquer outra parte do corpo humano pode e deve ser exercitado. Se engana quem pensa que exercícios constantes devem contemplar apenas nossos músculos e partes motoras.

Existem formas de exercitar seu cérebro para melhorar a sua memorização, aprendizado, melhorar o controle emocional e até te ajudar a controlar a ansiedade. Mas, qual é essa técnica e como aplicá-la? 

Mindfulness

O mindfulness, também chamado de “meditação da atenção plena“,  é uma técnica de exercício mental, que promove. Além de melhorar a qualidade do seu foco e concentração, também é um exercício muito rápido, que pode levar de 2 a 3 minutos por dia, apenas!

Controle emocional

Muitas vezes lemos sobre técnicas de meditação e como elas podem ajudar a controlar o estresse, mas nem sempre fica claro como. No caso da meditação da atenção plena, estar atento ao momento presente e treinar técnicas de respiração te ajuda a controlar impulsos e reações precipitadas, como ser desnecessariamente grosseiro, ou falar coisas das quais se arrependerá depois. Se concentrar na sua respiração, alguns minutos por dia, focando no momento presente, estando ciente do seu corpo, da sua posição no tempo e espaço, fazem com  que você tenha uma visão mais objetiva e racional no dia-a-dia. Dessa forma, é possível ter menos reações impulsivas e emocionais, deixando de se estressar com coisas pequenas.

Concentração e foco

Já estava no meio de uma aula, ou assistindo um filme, quando de repente você se vê pensando nos boletos que tem para pagar, ou em como se chateou com determinada situação que ocorreu mais cedo? Esse desvio de atenção é cada vez mais comum. Fazer várias coisas ao mesmo tempo, apesar de às vezes ser necessário, nem sempre traz bons resultados, como se pensava há algum tempo atrás. Pesquisas apontam que o desempenho das pessoas que são multitasking é prejudicado pela mudança constante de foco. Os exercícios de mindfulness ajudam a praticar o hábito de voltar sua atenção para determinada tarefa, toda vez que seus pensamentos se desviam do foco.

Memória

Outro benefício apontado pelos pesquisadores, acerca de quem pratica a concentração plena, é o aumento do córtex frontal, responsável por funções como a memória de trabalho e tomada de decisões. Ou seja, aumentando o foco nas tarefas que você está executando naquele momento, você se registra os detalhes sobre essa tarefa de uma forma mais eficiente, lembrando dela com mais detalhes no futuro. Essas tarefas não são somente trabalhos e estudos, mas também afazeres mais genéricos como cozinhar, caminhar, dirigir. Dessa forma, ao praticar o mindfulness e se focar no presente, na sua respiração, você consegue se lembrar onde colocou a chave quando chegou em casa, o caminho que fez para chegar, todos os ingredientes da receita que preparou, etc.

É sabido que a prática da meditação de concentração plena ajuda a desenvolver as áreas do cérebro responsáveis pelo aprendizado, pela memória e pelo controle emocional. Exercitar seu cérebro todos os dias por alguns minutos pode te trazer esses e outros benefícios! Dê uma olhada no nosso passo-a-passo sobre como praticar o mindfulness e comece agora a mudar a sua vida!

Deixe uma resposta