Hipnose Para Relaxar

Relax, Don't Stress Out.

Como usar técnicas de auto-hipnose para se sentir mais relaxado

Não é nenhuma novidade dizer que, nos dias atuais, o estresse é um sentimento recorrente no nosso dia-a-dia, principalmente se você vive em uma grande cidade.

São as filas do banco, o trânsito, as cobranças no trabalho, as responsabilidades e tarefas dentro de casa, etc. Até mesmo quando você senta para ver TV, espairecer um pouco, se depara com um cenário internacional preocupante, a economia em recessão, enfim: não está fácil viver nos dias de hoje.

A exposição constante ao estresse e à tensão pode causar sérios danos à nossa saúde mental e física, como agravar quadros de transtorno de ansiedade e depressão, o surgimento de dores musculares (principalmente na região dos ombros e ao longo das costas), dores de cabeça, aumentar a irritabilidade e outras consequências negativas. Por isso é importante que façamos breves pausas nas nossas tarefas, ao longo do dia, para nos desconectar de tudo e relaxar.

Existem técnicas de hipnose, usadas na indução ao estado de transe, que podem ser usadas para aliviar a tensão. Ao uso dessas técnicas, quando aplicadas em uma pessoa por ela mesma, damos o nome de auto-hipnose.

Então, se quiser aproveitar uma pausa de 15 minutos para fazer um relaxamento rápido e voltar com todo o gás para as suas atividades diárias, ou quando você se vir numa situação de estresse extremo, siga estes 5 passos simples e observe a diferença que pode fazer essa prática diária.

  1. Comece controlando sua respiração: inspire e expire devagar, consciente dos movimentos de subida e descida do seu peito a cada respiração. Faça isso algumas vezes, até perceber que seu ritmo cardíaco diminuiu levemente e você está se sentindo calmo(a).
  1. Comece a contar: faça a contagem regressiva de 100 até 0 lentamente (pode ser mais do que 100, se preferir), visualizando cada número. Imagine que a cada etapa da contagem regressiva o número pisca, sumindo o número anterior e aparecendo o próximo, se aproximando mais e mais do zero a cada vez que os números aparecem.
  1. Sinta o relaxamento tomar conta do seu corpo: perceba que a cada número que decresce seu corpo relaxa cada vez mais. Conforme os números vão diminuindo, você começa a sentir seu corpo afundando, entrando em um estado profundo de tranquilidade e paz.
  1. Respeite o seu tempo: ao chegar ao zero, não precisa retornar a superfície imediatamente. Respeite o seu tempo e volte quando estiver pronto(a).
  1. Volte devagar: quando estiver pronto(a) para voltar, conte de 1 até 5. Repita para si mesmo(a) que a cada número avançado você vai se tornando mais consciente do seu corpo, dos sons e do espaço ao seu redor. A cada inspiração você enche o seu pulmão com uma energia renovadora e com uma luz vibrante. Ao chegar ao 5 você estará pronto(a) para retornar e poderá abrir os olhos. Lembre-se de alongar bem os braços, pernas e pescoço.

Com esse passo-a-passo simples, usando uma técnica de contagem, você consegue se auto-induzir a atingir um estágio satisfatório de relaxamento, ajudando o seu cérebro a se desligar por alguns momentos, para que possa retornar mais com mais foco e energia.

Se você tem dificuldades de se concentrar, ou se perde em meio aos passos, uma ótima opção é ouvir os áudios de auto-hipnose que ajudam a relaxar. Existem diversos tipos de áudio e vídeos com narrações que ajudam a se livrar das tensões, voltando a sua consciência para dentro de si. Você encontra induções como essa tanto para relaxamentos rápidos, como também para atingir um sono profundo e reparador, o que é fundamental para acordar bem-disposto(a) no dia seguinte.

Confira no vídeo abaixo um relaxamento poderoso preparado pelo Daniel Stein para que você consiga dormir tranquilamente, um sono profundo e reparador:

Deixe uma resposta