Hipnoterapia Para Parar de Fumar: Como ela Pode te Ajudar

hipnoterapia para parar de fumar

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 a cada 5 pessoas fumam, no mundo. Apesar de hoje ser compreendido como vício, o tabagismo está diretamente ligado à ansiedade e contexto social, de acordo com a maioria das pesquisas. Como, então, a hipnoterapia para parar de fumar pode ajudar, ou até mesmo resolver a acabar de vez com esse vício? Leia e confira!

Antes de tudo é importante lembrar que a hipnoterapia não é uma solução mágica, que num estalar de dedos vai acabar com o vício. Através do uso da hipnose durante uma sessão terapêutica, o hipnólogo irá encontrar o motivo e o gatilho que desencadeia a necessidade de fumar. Uma vez identificados os dois, é possível tratar e resolver a questão durante o transe, sendo que alguns casos podem ser solucionados com poucas sessões.

Outro fator importante para ser observado nesse tipo de tratamento é a quanto tempo o paciente fuma. Isso porque após alguns anos consumindo cigarros, o corpo desenvolve certa dependência química das substâncias contidas ali. Ou seja, além de lidar com as origens psicológicas e sociais do vício em cigarro, o terapeuta e o paciente também devem ficar atentos às necessidades químicas que o organismo desenvolve, com mais ou menos intensidade, dependendo do caso.

Alguns casos que chegam ao consultório são de pessoas que pedem por uma sessão de hipnoterapia para parar de fumar a pedido de outras pessoas, como cônjuges, filhos, etc. Mas é vital para o sucesso do tratamento que a vontade de parar de fumar seja do próprio paciente, até mesmo porque essa força de vontade será crucial nos primeiros dias após a primeira sessão. Existem casos mais simples e mais demorados, a avaliação do hipnólogo irá determinar qual é o número de sessões recomendadas e quais técnicas serão utilizadas – sempre em comum acordo com o paciente.

O acompanhamento médico também é recomendado, principalmente nos casos de fumantes de longa data, algumas vezes são usados medicamentos que suprimem a necessidade química do cigarro. O tratamento em conjunto aumenta as chances de sucesso e pode acelerar os resultados, mas é de extrema importância que o uso desses medicamentos seja recomendado por um pneumologista, ou psiquiatra. Também ajuda muito compartilhar com o médico e com o hipnólogo os tratamentos que estão sendo feitos, para que eles tenham mais informações e, com isso, possam ajudar melhor o paciente. 

É possível sim parar de fumar através da hipnoterapia, sendo que o tempo e os métodos utilizados variam de caso para caso. O único pré-requisito exigido é a vontade sincera de parar de fumar, que será a principal arma para vencer esse desafio. 

A hipnoterapia para parar de fumar pode sim te ajudar!

Gostou do conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba novos conteúdos como esse toda semana!

Deixe uma resposta