Tudo sobre autoestima: O que é, como ter mais e ser feliz

Tudo sobre autoestima O que é, como ter mais e ser feliz

Todos nós já passamos por algum período de autoestima baixa, acordamos um dia não conseguindo gostar da imagem que reflete no espelho, acreditando que o nosso trabalho não é bem feito ou que não temos vocação para nada.

Especialistas afirmam que é normal quando esse ‘’bichinho’’ da baixa autoestima nos pega vez ou outra, mas quando ele faz parte da nossa vida e da nossa rotina, a destruição é certa, já que começa afetar todas as esferas das nossas vidas.

Acredita – se que 50% dos brasileiros sofre com a falta de autoestima e por vezes, nem se dão conta do problema, o que pode ser ainda mais grave, já que é necessário solicitar ajuda e recuperá-la.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre este tema, continue a leitura!

O que tratamos por autoestima

Claramente ao falar de autoestima sempre associa-se ao físico, que tem relação, assim como a posição socioeconômica e até mesmo o status social, porém, esses fatores são apenas variáveis, há muito por trás.

A autoestima pode ser relacionada com a falta de amor próprio, pensando que quem sofre com essa condição tende sempre a achar que tudo seu é ruim e isso pode ser visto até mesmo nas pequenas coisas.

A falta de autoestima faz a pessoa ter um viés negativo de si e da vida, por isso mencionamos que pode atrapalhar outras esferas, como o relacionamento amoroso, uma amizade e até mesmo as relações de trabalho.

Nossa autoestima é construída na infância, as convicções absorvidas são levadas para o resto da vida e até a idade adulta contribuem para a imagem que a pessoa cria de si.

Um trauma de infância, nesse sentido, pode fazer um grande estrago, mas nem sempre isso está no consciente. Muitas pessoas não conseguem enxergar sua falta de amor próprio.

Em resumo, a autoestima tem relação com a nossa autoimagem, autoconfiança e autoaceitação, tudo isso refletido no modo que nos posicionamos no mundo e dentro das nossas relações interpessoais.

A autoestima proporciona felicidade?

https://www.pexels.com/photo/man-in-red-crew-neck-sweatshirt-photography-941693/

Acreditamos que uma das primeiras mudanças de quem procura ajuda para o aumento da autoestima é a sensação de felicidade, que por vezes, era até desconhecida (se a construção da mesma foi marcada por traumas).

Por estar relacionada com os pilares da autoimagem, autoconfiança e autoaceitação, o tratamento proporciona uma novo significado para tudo isso.

A pessoa não muda a forma de ser, aumentar sua autoestima nem sempre está relacionado com mudanças físicas, por exemplo, a pessoa começa entender as falhas que aconteceram para a construção desse conceito.

Somente entendendo o que está em nosso inconsciente e trazendo para o consciente, podemos resolver o problema e ressignificar.

Dicas para aumentar a autoestima

Há diversas dicas que podemos mencionar para aumentar sua autoestima e você provavelmente vai achar diversos artigos com essas dicas pela internet. Isso funciona?

Em um primeiro momento sim. Realmente há exercícios de reflexão e atitudes que podem fazer com que a pessoa com baixa autoestima se sinta melhor.

Mas como mencionado, somente encontrando a raiz do problema que passamos a trabalhar a nossa autoestima. Ou seja, essas dicas são temporárias e podem ajudar por um período o outro, mas somente um tratamento pode ‘’libertar’’ a pessoa que sofre de baixa autoestima.

hipnose para autoestima

Autoestima – A hipnose como solução

Muitas pessoas ainda tem uma ideia errada sobre a hipnoterapia, principalmente porque por anos essa prática foi realmente utilizada de forma errada e também foi muito julgada por profissionais da saúde mental.

Atualmente, cada vez mais pesquisas comprovam sua eficácia, sendo a hipnoterapia utilizada para o tratamento de diversas doenças e condições, como a falta de autoestima.

Mencionamos em nosso artigo sobre possíveis traumas na construção desse conceito e como qualquer trauma, ele está em nosso inconsciente, onde não temos acesso.

A hipnoterapia proporciona a reprogramação mental, buscando recursos psíquicos internos que transformam a forma como o sujeito se percebe e se sente coloca dentro do mundo e de suas relações.

Tudo isso através de um estado de relaxamento profundo, sem dor, sem situações humilhantes ou estressantes. A hipnoterapia moderna visa sempre o bem estar.

O aumento da autoestima e como consequência da sua felicidade vai se dar pela reestruturação dos padrões negativos do cérebro, criando padrões mais saudáveis e como mencionado, reprogramando traumas.

A hipnoterapia pode ajudar em diversas áreas, tais como:

  • Assertividade, essa com certeza é uma característica que falta nas pessoas com baixa autoestima e que logo é melhorada após sessões de hipnose;
  • Desenvolvimento de metas e visões para o futuro, já que a pessoa com baixa autoestima acredita que não vai conseguir e que não tem capacidade de realizar os seus sonhos;
  • Habilidades de confiança, seja para uma conversa dentro de um ambiente novo ou para se posicionar em uma reunião no trabalho;
  • Os relacionamentos podem ser mantidos ou rompidos quando a baixa autoestima é superada. Pessoas que sofrem com essa condição podem aceitar qualquer tipo de relacionamento (familiar, amoroso ou de amizade) por acreditar não ser capaz de algo melhor;
  • Aprendizagem positiva auto – fala, aprender a encontrar seus pontos positivos e os reforçar através da fala.

A técnica de hipnose realmente dá certo porque consegue acessar áreas únicas da mente, que dificilmente vamos conseguir ter acesso. O resultado é surpreende e rápido, afinal, nem sempre podemos esperar para ver mudanças reais em nossas vidas.

Se você não consegue ver o seu valor, não sabe dizer um ponto positivo, acredita que está fadado ao fracasso e que nunca vai conseguir estar melhor, chegou a hora de procurar ajuda.

Identificar esse problema é o primeiro passo. Entender que técnicas não vão ajudar a resolver o problema e sim mascarar, também é importante.

Sua vida será outra depois da hipnoterapia e nós estamos aqui para te ajudar a elevar sua autoestima e ser muito mais feliz.

Deixe uma resposta